
Motor MWM 229 de 3, 4 e 6 Cilindros Marítimo
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Motor MWM 229 de 3, 4 e 6 Cilindros Marítimo a Venda
A MWM International é uma empresa conhecida por seus motores robustos e confiáveis, nos quais são feitos para enfrentar qualquer desafio com maestria e eficiência. Não à toa é que os modelos da fabricante são um dos mais fortes para a aplicação veicular, capazes de dar potência e força aos seus veículos sem grandes problemas.
O que poucos sabem é da eficiência dos motores da MWM no setor marítimo, quando estão equipando diversos tipos de embarcações. Para essa área de aplicação, a multinacional de origem alemã, mas com muitas marcas brasileiras, oferece 7 especificações de motores, distribuídos em três famílias: Série 229, Série 10 e Série 12.
A Série 229 é a menos potente dentre as três vendias pela empresa para a aplicação marítima, porém dentro de sua área de atuação e na embarcação certa essa família de motores pode ser extremamente eficiente. Essa série de motores pode proporcionar menores preços, mas muita confiabilidade, palavra e quesito extremamente importante no mar.
Abaixo seguirão mais informações e especificações do motor MWM 229 de 3, 4 e 6 cilindros Marítimo. Ao todo são 5 modelos distintos, o que torna essa família a mais representada no mercado pela MWM e você pode encontrar todos eles aqui na Motoreli.
Aplicação Marítima
Especificação 229-3 N
O modelo de motor mwm 3 cilindros 229 N é o mais simples da Série 229, porém isso não faz dele menos eficiente se comparado com a concorrência em sua faixa de atuação. O motor diesel mwm possui três cilindros e aspiração natural, como a própria nomenclatura indica.
A capacidade do modelo 229-3 N é de 2,94 litros por ciclo, o que equivale a 2940 cc. Grande parte dessa medida máxima se deve ao fato do diâmetro e do curso dos cilindros deste motor, estes que possuem as seguintes dimensões: 102 x 120 mm.
O sistema de combustão do 229-3 N é feito por injeção direta, o que proporciona melhor resposta por parte do equipamento. Já o sistema de injeção é mecânico.
Como dito, a aspiração do motor mwm 3 cilindros 229-3 N é natural, o que não proporciona maiores ganhos de desempenho, principalmente se comparado com modelos de motores Turbo ou por Aftercooler. A fabricante, para a aplicação marítima, disponibiliza a Série de motor 229 de 3 cilindros apenas com a versão de aspiração natural.
Todo esse conjunto de fatores citados acima proporciona que o motor diesel mwm 229-3 N tenha uma potência contínua de 50 cv, enquanto a potência intermitente é de 56 cv, ambos a uma rotação de 2500 por minuto.
Quando se trata do torque, pode atingir 15,5 kgfm quando contínua e 17,1 kgfm quando intermitente. Ambos os valores são atingidos quando está a uma rotação de 1800 por minuto.
O peso do 229-3 N pode atingir 374 kg, quando seco. Já as dimensões são de 822 mm de altura, 870 mm de comprimento e 670 mm de largura.
Especificação 229-4 N
Se o objetivo é atingir maiores desempenhos com um modelo maior, o motor maritimo mwm 229-4 N pode ser uma opção ao 229-3 N. cada um possui sua aplicação e mercado, porém o de 4 cilindros se sobressai nos quesitos potência e força de torque.
O motor maritimo mwm 229-4 N foi equipado com os mesmos sistemas de combustão e injeção, sendo este feito por injeção direta e mecânico respectivamente. A aspiração também é semelhante, feita de forma natural.
Outro fator que se mantém entre os motores de 3 e 4 cilindros da família 229 são as dimensões que eles possuem, sendo que ambos têm 102 mm de diâmetro e 120 mm de curso. O fato de o 229-4 possuir 4 cilindros aumenta sua capacidade, este que atinge uma medida máxima de 3,92 litros por ciclo.
A embarcação que equipar o motor mwm 4 cilindros 229 N deve resguardar espaços um pouco maiores do que as dimensões, estas que são de 865 mm de altura, 998 mm de comprimento e 670 mm de largura. Além do tamanho, o veículo marítimo deve ter estrutura suficiente para suportar os 439 kg quando seco.
Toda essa conjuntura leva ele a ter desempenhos superiores ao de 3 cilindros, o que é basicamente óbvio. O 229-4 N pode atingir uma potência contínua de 73 cavalos e uma potência intermitente de 80 cavalos, ambos conseguidos com 2500 rpm.
O torque também ganha quando a maior quantidade de cilindros, sendo que no 229-4 ele é de 22,3 kgfm quando contínuo e 24,5 kgfm quando intermitente. Ambos os valores são conseguidos com 1800 rotações por minuto.
Especificação 229-6 N
Este é mais uma versão que traz um aumento de potência relacionado a quantidade de cilindros que possui. O motor maritimo mwm 229-6 N é bem maior que seus outros dois irmãos menores, chegando a ter um peso seco de mais de meia tonelada. Ainda assim ele dono de mais potência e força de torque.
O motor maritimo mwm 229-6 cilindros N foi construído com uma capacidade de 5,88 litros por ciclo, equivalente a 5880 cc. Mais uma vez o diâmetro e o curso dos cilindros se mantém, havendo um amento graças a quantidade (agora de 6).
O sistema de combustão do de seis cilindros é feito por injeção direta, enquanto este é basicamente mecânico. Assim como os outros da família de motor maritimo mwm 229 com a nomenclatura possuindo um “N”, a aspiração do motor é feito de forma natural, não havendo um desempenho elevado acima do normal.
Essa conjuntura faz com que o 229-6 N tenha uma capacidade de 110 cv de potência contínua e 120 cv de potência intermitente, ambos conseguidos a 2500 rpm. Já a força de torque é de 33 kgfm quando contínua e 36,4 kgfm quando intermitente, ambos os valores atingidos com 1800 rpm.
O peso seco passa de meia tonelada, atingindo 512 kg. São 73 kg a mais do que o motor mwm d229 4 N. Mas o que mostra um real crescimento são as suas dimensões, estas que agora atingem 860 mm de altura, 1254 mm de comprimento e 670 mm de largura.
Especificação 229-6 T
O 229-6 T é o primeiro da lista que possui um grande diferencial de tecnologia para se obter melhores desempenhos. Ele é uma das opções para motores de seis cilindros, grande e robusto, além de muito confiável para a aplicação marítima.
Os sistemas de combustão e injeção ainda se mantém basicamente os mesmos, sendo eles por injeção direta e mecânico. A grande diferença está na aspiração, esta que ao invés de ser natural é feita a turbo. Dessa forma se consegue comprimir mais diesel dentro dos cilindros e gerar uma combustão mais densa e eficiente.
Os cilindros ainda possuem a mesma capacidade do 229-9 N, tendo medidas totais de 5,88 litros por ciclo (5880 cc). As dimensões dos cilindros, assim como em toda a família para aplicação marítima também são os mesmos (102 x 120mm).
Devido ao fator Turbo, agora pode atingir 132 cv de potência contínua e 145 cv de potência intermitente, ambos conseguidos com 2500 rpm. A força de o torque também sofre um aumento, agora sendo de 40 kgfm quando contínua e 44 kgfm quando intermitente, ambos a 2000 rotações por minuto.
Possui dimensões finais de 866 mm de altura, 1309 mm de comprimento e 792 mm de largura. O peso seco é de 545 kg.
Especificação 229-6 TCA
Finalmente chegamos ao mais potente da família 229, este que também lidera no quesito força e peso total. Sua grande variável está no sistema de aspiração, está que é uma das mais modernas e permite que quase dobre o seu desempenho se comparada com as versões naturais.
Também possui seis cilindros, esses com uma capacidade máxima de 5,88 litros por ciclo, o que equivale a 5880 cc. Os cilindros têm dimensões de 102 mm de diâmetro e 120 mm de curso, estas que são as maiores responsáveis pela capacidade do equipamento.
O sistema de combustão é feito através de injeção direta, enquanto o sistema de injeção é basicamente mecânico. O grande diferencial do 229-6 TCA está na aspiração, essa que é feita por aftercooler. Esse sistema permite uma maior compressão de combustível, mais até que o turbo. Dessa forma consegue quase dobrar a eficiência do produto no quesito potência. Ainda assim é possível ver um grande aumento no torque do motor mwm d229 6 TCA.
Como dito na introdução, o TCA é o maior de sua família, chegando a 569 kg. Apesar de ser 24 kg mais pesado que o modelo Turbo, ele consegue ser menor nas proporções finais, sendo elas de: 884 x 1307 x 670mm.
Devido a todos esses fatores citados o 229-6 TCA possui uma força de torque de 52,3 kgfm quando contínuo e 57 kgfm quando intermitente, ambos os valores atingidos a uma rotação de 2300 por minuto. Quanto à potência, é capaz de atingir 182 cv quando contínuo e 200 cv quando intermitente, ambos a 2300 rpm.
Aqui na Motoreli você encontra todos esses motores de aplicação marítima e suas peças de reposição. Confira também o motor mwm sprint para caminhonetes.